“Inúmeros são os fatores responsáveis pelos altos índices de inadimplência. A situação econômica do país, aliada a inflação e o desemprego são alguns dos principais”, salientou o consultor empresarial Carlos Alberto Dias Serpa durante o workshop “Cobrando Devedores”, promovido na quarta-feira, 14 de fevereiro, na Cantina Cesec. O evento realizado pela CDL Chapecó em parceria com a FCDL/SC reuniu cerca de 150 associados da entidade.
O workshop abordou de maneira prática a atual situação da inadimplência e a repercussão direta no comércio local. Serpa orientou os lojistas sobre como efetuar cobranças profissionalmente sem perder o cliente. “Nesse quesito entra o bom relacionamento. Se for um cliente fiel ele entenderá a situação da cobrança e não deixará de retornar à loja. Afinal, se o débito está em aberto, deve ser cobrado corretamente”, esclareceu.
O palestrante também explicou como realizar uma abordagem firme e segura e como identificar e adaptar o roteiro ao interlocutor superando objeções. Além disso, explanou sobre a estruturação da apresentação do lojista perante o devedor e deu dicas de como promover um acordo favorável à empresa.
Efetuar uma boa análise, ter critérios rigorosos para concessão de crédito e exigir no momento da compra uma entrada de 50% do valor total, segundo o consultor empresarial, auxiliam a controlar e diminuir os números de inadimplentes. “Outro ponto importante é não demorar para efetuar a cobrança após o vencimento. Precauções garantem um índice baixo de inadimplência. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença”, orientou.
O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressaltou a contribuição do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – ofertado pela entidade – para o controle de inadimplentes no município. “O SPC é um sistema de informações constituído por um completo banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas e auxilia na tomada de decisões para a concessão de crédito. Reúne informações do comércio nacional e serve como suporte para que os lojistas saibam para quem estarão vendendo”.