Para conscientizar a população a defender os menores, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Ibirama, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município, estimulou os associados a participarem da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na semana do dia 17 a 21 de maio, estabelecimentos comerciais aderiram à causa com o slogan “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes!”.
Os comerciantes decoraram as vitrines com balões laranja e preto e cartazes com mensagens de alerta sobre a urgência de atitudes que inibam esse tipo de crime. “Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das crianças e juvenis. Se você tiver suspeita ou conhecimento de algum menor que esteja sofrendo abusos, denuncie! Nossas crianças e adolescentes precisam de proteção”, alertou o presidente da CDL, Ariel Henrique de Oliveira.
A lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, definiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A batalha contra o abuso sexual de menores é tema de uma campanha de conscientização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Com publicações e vídeos informativos, a iniciativa reforça as atividades do “Maio Laranja”, mês marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As peças estão sendo publicadas durante todo o mês nas redes sociais do MMFDH (@mdhbrasil).
O objetivo da campanha é levar informação à população e aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que atuam de maneira mais direta com o público infantojuvenil. A ideia é que esses profissionais conheçam a realidade de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz.
Faça você também a sua parte. Vamos combater a violência contra a criança e o adolescente. Denuncie! Disque 100.