A digitalização do segmento varejista é um tema recorrente em eventos e divulgação do mercado. Para fechar os debates da convenção Omnivarejo, o painel “Construindo um varejo inteligente” ofereceu uma visão aprofundada sobre como as tecnologias emergentes estão impulsionando a inovação. O espaço reuniu dois grandes especialistas do setor: Paula Andrade, vice-presidente de omnicanalidade da Natura & Co, e Fabio Neto, Chief Strategy Officer (CSO) da StartSe.
Confiança e imediatismo
Fabio Neto abriu o debate destacando que o cliente não possui setor. “O cliente não é varejista, automobilistico e da indústria. O cliente é direcionado pela confiança ou decepção de uma marca. O cliente tem a expectativa de que suas dores sejam sanadas”, contou.
A adoção de soluções tecnológicas no varejo também tem transformado as operações em lojas físicas e centros de distribuição. “As tecnologias são pontes de transição das licenças expiradas”, refletiu o CSO da StartSe. Ele ainda destacou que o imediatismo do consumidor atual não pode interferir a qualidade do produto oferecido. “O varejo é posicionado pela qualidade do atributo. Hoje, ninguém quer mais esperar. Por exemplo, as lojas estão 4x mais abertas que antigamente”, contou.
Omnicanalidade
O conceito de omnicanalidade não apenas facilita a vida do cliente, mas também traz ganhos operacionais para as empresas. Estudos apontam que varejistas que inovam e integram efetivamente seus canais aumentam suas vendas em até 20% e melhoram a retenção de clientes em 30%. Apesar dos números, Paula Andrade ressaltou que só há inovação e atratividade se houver impacto positivo. “Nesse mundo de tecnologias a marca não deve perder a sua visão e missão. Senão, ela perderá toda a sua essência”, completa.
A vice-presidente de omnicanalidade da Natura & Co também destacou a integração entre os canais físicos e digitais é fundamental para criar uma jornada de compra contínua e personalizada, garantindo uma experiência fluida ao consumidor. Nesse sentido, a abordagem de Paula Andrade reflete a tendência de transformação digital, que já é uma realidade incontornável para empresas que buscam competitividade no mercado.
Preparando o varejo para o futuro
Ao longo da conversa, tanto Paula Andrade quanto Fabio Neto enfatizaram que a adoção dessas tecnologias emergentes não é uma opção, mas uma necessidade para o varejo que deseja se manter relevante e competitivo. A resistência à transformação digital pode ser um grande obstáculo, mas os benefícios de investir em inteligência artificial, internet das coisas e big data são inegáveis. Inclusive, pesquisas da Gartner indicam que, até 2025 , 75% dos varejistas que implementam tecnologias digitais terão um aumento significativo na eficiência operacional e na satisfação do cliente.
O painel “Construindo um varejo inteligente” reforçou que a transformação digital não é mais uma tendência futura, mas uma realidade presente que está moldando o setor. As empresas que investem para oferecer uma experiência de compra mais personalizada, eficiente e integrada, conquistando a fidelidade dos consumidores em um mercado cada vez mais competitivo.
A revolução digital no varejo está apenas começando, e os líderes do setor que abraçam essa mudança terão as ferramentas necessárias para criar um ecossistema inteligente, ágil e preparado para o futuro.
Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo
A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorreu de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).
Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.
Os participantes do Omnivarejo tiveram a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.