As empresas de Abelardo Luz terão mais prazo para se adequar às normas de acessibilidade dispostas na ABNT NBR 9050/2015. Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado, em agosto de 2017 pelo Município com o Ministério Público, o prazo venceria em 31 de dezembro de 2018, mas, por conta do Decreto Federal nº 9.405, deverá ser prorrogado por até cinco anos a contar da data de 11 de junho deste ano.
Este foi o principal assunto da pauta da 6ª Assembleia Geral da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Abelardo Luz na noite de segunda-feira, 6 de agosto, na sede campestre da entidade. A reunião contou com a presença de um grande número de empresários associados que pleiteavam pela prorrogação do prazo.
Além de garantir mais tempo para fazer as adequações, o decreto dispõe ainda sobre o tratamento diferenciado e simplificado que favorecem as microempresas e empresas de pequeno porte no que tange a realização das modificações e ajustes necessários e adequados à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“Já conversamos com o Promotor de Justiça e o prazo do TAC deve ser prorrogado aqui em Abelardo Luz por conta deste Decreto Federal. Esse era um anseio de muitos empresários e também da CDL. Acho que a grande maioria do comércio de Abelardo Luz terá cinco anos para fazer as adaptações que são necessárias”, ressaltou o presidente da CDL, Alvear Roque de Fabris.
“A derrubada do prazo foi uma conquista da sociedade e da coletividade. Não houve pressão política ou força de um partido da nossa cidade para que o TAC fosse prorrogado. Esse TAC será prorrogado por um Decreto Federal que veio contemplar a todos”, reforçou Alvear.
OUTROS ASSUNTOS
A reunião também foi marcada com a prestação de contas do balancete financeiro do mês de julho. A diretoria, como é de costume, falou sobre as receitas e despesas, fez a divulgação do relatório de consultas ao SPC, registros de cobrança, protestos e cancelamentos.
No espaço livre foi apresentada aos empresários uma proposta de Plano da Agemed Saúde e debatidos outros assuntos como da participação da CDL na ExpoSOJA 2019 com a realização de um Feirão de Liquidação; contribuição para o Sindicato Patronal e a apresentação de um novo ramo de negócios focado na energia fotovoltaica que está se instalando na cidade.
A primeira-dama do município, Marlene Cavassini, também esteve presente à reunião para agradecer, em nome da Administração Municipal, aos empresários associados à CDL que contribuíram com a produção do bolo comemorativo dos 60 anos de emancipação de Abelardo Luz. O bolo foi servido gratuitamente à população no dia 27 de julho, na Praça Municipal.