As vendas do Dia das Mães em Concórdia foram avaliadas como positivas pela CDL do município. Após um período de retração na economia, o varejo no Alto Uruguai Catarinense começa a sentir a retomada nos negócios.
Essa é a segunda melhor data de vendas para os lojistas. E a busca pelo melhor presente envolveu toda família. Segundo o presidente da entidade, Heldemar Maciel, os segmentos de confecção, calçados, acessórios e artigos de beleza foram os mais procurados. “É uma data com grande apelo emocional. Todo mundo tem uma mãe ou uma figura feminina que a represente. Trabalhamos com dados de até 6% de aumento e, diferente de 2016, em conversa com os nossos lojistas, ninguém encerrou a data no vermelho, o que é um excelente sinal para os próximos meses”.
Entre as apostas dos lojistas para atrair os consumidores esteve a variedade de produtos ofertados, promoções e a flexibilidade na forma de pagamento, tanto no valor à vista como parcelado, em no máximo quatro vezes. A autorização da terceira etapa do saque das contas inativas do FGTS também contribuiu. “É uma nova injeção de dinheiro no município. E, como muita gente deixa para comprar o presente em cima da hora, o sábado D, dia 13, véspera de comemoração com o comércio aberto até às 17h, sem fechar ao meio-dia, também foi de bom movimento nas lojas”, comenta Maciel.
Ainda na avaliação do dirigente, a data celebrada sempre no segundo domingo de maio traz ânimo aos lojistas, que já estão de olho no Dia dos Namorados. “Os consumidores estão mais conscientes dos gastos e assim pesquisam mais, mas mesmo assim não deixam de presentear. A retomada da confiança é gradativa, mas esperamos um segundo semestre mais movimentado nos estabelecimentos. O Dia dos Namorados, que será comemorado no dia 12 de junho, da mesma forma traz otimismo para os empresários que apostam nos apaixonados para vender mais no período”.
A circulação nas floriculturas também foi intensa, do mesmo modo como nos restaurantes no domingo (14/05). Geralmente as flores complementavam o presente, agora são indispensáveis. E, para não deixar o cliente sair de mãos abanando muitas lojas da cidade, adaptaram os produtos para o cliente gastar menos. Os consumidores estavam em busca de um presente compacto: bom, bonito e barato. Neste caso, destaque para os kits de beleza e perfumaria, assim como as cestas de café da manhã montadas de acordo com o bolso do consumidor.