O movimento constante de vendedores ambulantes cresceu no Centro de Itajaí desde o início de 2018. Para ajudar os comerciantes que são os mais prejudicados pela situação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município solicitou o apoio da prefeitura para impedir o comércio ilegal.
“Estamos atendendo aos pedidos dos lojistas que pagam taxas, impostos, alvarás para ter o comércio legalizado e oferecer produtos com qualidade aos consumidores. Os vendedores ambulantes não possuem os mesmos custos e acabam impondo uma concorrência injusta”, explica Laerson Batista da Costa, presidente da CDL Itajaí.
De acordo com João Paulo Kowalsky, diretor de controle urbano, os fiscais da prefeitura estão realizando ações para evitar que os ambulantes consigam se instalar nas calçadas. “A nossa ideia é marcar presença com mais frequência e evitar que eles pratiquem o comércio. Nós conversamos, orientamos e emitimos uma advertência, a apreensão é em último caso”, explica.
A CDL Itajaí esclarece que é possível manter o comércio na rua legalmente, mas é preciso respeitar o código de postura do município importantes e estabelecidos pela legislação.