O otimismo parece estar se unindo ao clima de Natal neste fim de ano. O varejo, particularmente, é o primeiro a ser impactado por qualquer alteração no ritmo da economia. Mas, também é o primeiro a sentir os efeitos positivos da recuperação, mesmo que ela esteja em um ritmo ainda discreto. Uma pesquisa nacional da CNDL revelou que quatro em cada dez varejistas (43%) esperam crescimento das vendas no fim de ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A diversificação de produtos, a ampliação do estoque e as promoções especiais dão sinais que o empresário está mais esperançoso e confiante. Os dados nacionais confirmam o que Santa Catarina já havia manifestado em novembro, quando, respondendo a um levantamento da FCDL/SC, 71,03% dos lojistas das 20 cidades de maior potencial de consumo disseram que as vendas para o Natal este ano serão melhores do que no ano passado. Este bom cenário para dezembro e início da temporada de verão também se reflete nas oportunidades de trabalho, pelo número de empregos temporários que a época proporciona. Depois de um ano desafiador, o varejo tem a perspectiva de iniciar um novo ciclo promissor.