A CDL Abelardo Luz realizou um treinamento sobre a utilização dos produtos e ferramentas do sistema de consulta do Serviço de Proteção Ao Crédito (SPC). A capacitação durou cerca de uma hora e reuniu 40 participantes, entre lojistas e colaboradores, na manhã da sexta-feira, 10 de março, no Plenário da Câmara de Vereadores.
A atividade foi ministrada pela consultora e representante comercial da FCDL/SC Diana Segalin. No encontro, ela apresentou os novos aplicativos e as recentes ferramentas implantadas do SPC para facilitar as operações e análises de crédito realizadas pelas empresas associadas às CDLs de cada município.
Diana também respondeu a dúvidas dos participantes em relação aos produtos já utilizados e questões envolvendo procedimentos de emissão e armazenamento da Nota Eletrônica-XML, além de como fazer a análise de crédito mais correta possível do cliente, falou sobre o serviço Registro com Cobrança e apresentou alguns aplicativos de celular.
“As maiores dúvidas do comércio em geral é como fazer a análise do cliente, o que pode e não pode, a documentação necessária, prazo para registros, como seguir as normas e leis que regem o que é correto de fazer ou não. Hoje em dia temos que nos munir porque o comércio sozinho, se não tiver uma força e apoio do SPC, não dá certo”, ressaltou a consultora comercial.
Para o presidente da CDL, Luis Cesar Almeida, a capacitação serviu para tirar as principais dúvidas do dia a dia dos lojistas nas operações de créditos, além de trazer novos conhecimentos. “Acredito que muitos dos associados desconheciam de algumas ferramentas e aplicativos que foram apresentadas durante o treinamento. Tenho certeza que isso, a partir de agora, nos ajudará muito a fazer uma venda mais segura, desde fazer a localização de um cliente por meio de um aplicativo de celular e, principalmente, na hora de fazer a análise de crédito”, destacou.