Não existem dúvidas de que estamos vivendo uma crise ambiental de grandes proporções, com o acelerado desenvolvimento econômico no mundo através do sistema capitalista, que exerce uma forte pressão sobre os recursos naturais e assim a capacidade do Planeta Terra em “repor” e suportar a vida, passa a ter dimensões cada vez menores. Um dos caminhos seria o reaproveitamento e reprocessamento de materiais que antes eram considerados resíduas, sem valor comercial.
Pensando nisso aconteceu na manhã desta terça-feira (08) na Escola EMEB Cláudio Longen. O relançamento do Programa Seja Consciente, Óleo no Recipiente. No objetivo de ampliar o alcance do Programa a CDL vem apoiar o Núcleo do Meio Ambiente da Acirne no desenvolvimento desse projeto.
O coordenador do Núcleo Hugo Binder comentou sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha, quais os riscos para o meio ambiente do descarte incorreto. Ele ainda citou o trabalho de ampliação dos postos de coleta na cidade. Mais comércios estarão recebendo o óleo utilizado em garrafas pets. “Há estudos que indicam que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água”.
“Com a implantação deste projeto, espera-se contribuir para preservação ambiental. Evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos, criando assim uma cultura de cuidado ecológico em nossa cidade e cooperando com a responsabilidade social e ambiental do município”. Destacou, Aldo Genésio Liebl, Presidente da CDL.